Polícia


Cervejaria criada por negros é alvo de mensagens racistas em rede social no RS

Empresa de Porto Alegre, comandada por dois primos, promovia financiamento coletivo para manter funcionamento do negócio devido à pandemia, quando começou a sofrer ataques racistas.
30/07/2020 G1

Uma cervejaria de Porto Alegre, administrada por dois primos negros, foi alvo de racismo em uma publicação onde pedia ajuda para se manter, em uma rede social. Um boletim de ocorrência online foi registrado na Polícia Civil.

As mensagens foram postadas na campanha de financiamento coletivo que a cervejaria 'Implicantes' realiza, para angariar fundos para se manter durante a pandemia do coronavírus.

Usuários escreveram frases como: "Cervejaria Alemã negra, onde vamos parar?", "Não sou negro, portanto não vou ajudar"; "Aceita a derrota, preto" e "Vou comprar, mas se vier furada como a Marielle, eu não aceito".

Como explica um dos sócios da empresa, Thiago Pereira, a cervejaria precisou recorrer ao financiamento devido ao cancelamento de atividades presenciais desde o início da pandemia de coronavírus.

"O cenário, pra nós, não é nada favorável, está bem ruim. Nosso forte sempre foram os eventos, e atender pubs, bares e restaurantes. Infelizmente com a pandemia, vários eventos foram cancelados e os bares fechados. Então isso, pra nós, afetou demais", conta um dos sócios da empresa, Thiago Pereira.

Mesmo trabalhando com delivery, o rendimento não foi suficiente para arcar com os mais de R$ 20 mil em gastos mensais com aluguel e manutenção de equipamentos.

Foi então que a namorada de Thiago postou um pedido de ajuda em uma rede social. "A gente sabia que iam ter algumas críticas, mas repercutiu de uma forma tão negativa e tão pesado que foi muito complicado", diz ele.

"A gente vendo aquilo lá é muito triste porque tentamos passar uma mensagem que a gente acredita", diz o outro sócio, Daniel Almeida.

Conforme os sócios explicam na página da cervejaria, a rede social chegou a derrubar a postagem e restringir a conta da autora. Após um tempo, a postagem retornou, e os ataques continuaram.

A cervejaria 'Implicantes' foi criada no dia da Consciência Negra, 20 de novembro, no ano de 2018. Segundo criadores, fãs de cervejaria artesanal, trata-se da primeira cervejaria criada por negros.

"Sempre admiramos cerveja artesanal e participamos de eventos cervejeiros, o que fez com que notássemos a falta de negros nestes eventos, pois frequentemente éramos os únicos presentes", dizem, em texto na página da marca.

A empresa cria rótulos em que homenageia nomes da história negra, como o advogado abolicionista Luís Gama, a atriz Ruth de Souza e a escritora Maria Firmina dos Reis.

'Agora as pessoas estão colocando isso para fora'

A presidente da Associação de Afroempreendedorismo do RS, que representa mais de 200 empresários negros, Maria Cristina Santos, diz que os comentários publicados não surpreendem.

"Acho que as pessoas hoje ficam, 'puxa, uma cervejaria de negros, alguém que está numa gerência de um banco, alguém que tenha uma padaria, não podem ser negros, estão tomando conta de um lugar que é meu'. Eu tenho impressão que tem a ver com medo. O racismo sempre existiu e agora as pessoas estão colocando isso pra fora".

"É claro que é uma coisa que sempre deixa marcas, né, mas nós temos que enfrentar."

Maria Cristina diz que o preconceito não vem apenas do público consumidor. "O acesso ao crédito é mais complicado, os fornecedores também, as pessoas nunca acreditam que tu está a frente daquele negócio", diz.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS