Dom Feliciano


Inaugurado Serviço avançado do SAMU em Dom Feliciano

A UTI móvel do SAMU Avançado será utilizada em casos de remoções de alta complexidade.
03/08/2020 Prefeitura Municipal de Dom Feliciano

Neste sábado (01), a Prefeitura Municipal de Dom Feliciano, através da Secretaria de Saúde, participou da solenidade de início da operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Avançado. Além de Dom Feliciano, as cidades de Arambaré, Camaquã, Tapes, Sertão Santana, Sentinela do Sul e Chuvisca serão atendidas.

A UTI móvel do SAMU Avançado será utilizada em casos de remoções de alta complexidade. A equipe conta com médico, enfermeiro e condutor estará atendendo a população 24 horas por dia.

Como funciona o serviço

As Unidades de SAMU Avançada são UTIs móveis e estão sendo equipadas com o Sistema Tele- Eletrocardiografia Digital, tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia.

O Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital permite ao profissional de saúde obter um diagnóstico mais preciso do paciente ainda em casa, antes do deslocamento para o hospital. O procedimento pode reduzir em até 20% o número de mortes por doenças do coração.

Cada ambulância do SAMU é equipada com um pequeno aparelho (tele eletrocardiógrafo digital portátil) capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. O exame realizado no paciente em sua residência ou na ambulância é transmitido para a internet e analisado na central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor). O laudo retorna para a ambulância de origem. Todo esse processo dura, em média, cinco minutos.

A central dispõe de 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas de apoio no HCor.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS