Prefeitura de Pelotas anuncia lockdown no fim de semana devido ao coronavírus
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), anunciou na tarde de segunda-feira (3) que a cidade da Região Sul do estado vai realizar lockdown no próximo fim de semana, 8 e 9 de agosto. A decisão foi divulgada durante uma live nas redes sociais que tratava sobre o coronavírus.
Apesar do município estar dentro dos parâmetro de bandeira laranja, conforme o distanciamento controlado do governo estadual, serão mantidos os protocolos de bandeira vermelha, quando é considerada alta a chance para o contágio da Covid-19.
Segundo Paula, o município vai adotar o fechamento total das atividades após ter percebido uma queda acentuada na adesão da comunidade ao isolamento social. A última média registrada de isolamento ficou em 44,5%, afirma a administração municipal.
“Vamos parar tudo o que puder ser parado, menos os serviços essenciais, como a saúde, para tentar manter as pessoas em casa. Vamos atingir o maior número de segmentos, vamos tentar parar a cidade”, afirma a prefeita.
Em princípio, o lockdown deve acontecer no próximo fim de semana, sábado (8) e domingo (9), mas a prefeitura não descarta a possibilidade de ser mantido por mais tempo.
“Vai depender dos números da progressão da pandemia nos próximos dias e da análise que será feita durante a semana", pondera.
Casos
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são 994 casos confirmados da doença na cidade. Desses, 19 pacientes morreram.
Os últimos dados divulgados pela prefeitura de Pelotas mostram que:
das 79 vagas de Enfermaria, 31 estão ocupadas;
de um total de 35 leitos de UTI - incluindo pediátricos, 24 estão ocupados.
“Estamos em contato com hospitais com a perspectiva de ampliar as vagas. Há leitos, mas falta equipe, médicos. Resta saber se irá conseguir contratar os profissionais. Talvez, em breve, eu consiga anunciar a ampliação de leitos de UTI”, relatou a prefeita.