Equipes de fiscalização flagram mais de 2,5 mil pessoas em praças e parques de Caxias do Sul
Equipes de fiscalização da Secretaria do Urbanismo de Caxias do Sul, com apoio da Guarda Municipal, flagraram mais de 2,5 mil pessoas em praças e parques da cidade da serra gaúcha, no último domingo (9). Segundo a prefeitura do município, só no Jardim Botânico estavam cerca de 800 pessoas.
Os locais estão fechados nos finais de semana para conter as aglomerações e, dessa forma, evitar o contágio do coronavírus. A fiscalização passou nos locais e dispersou as pessoas.
"Solicitamos aos ocupantes do Jardim Botânico a sua saída de forma imediata, tendo em vista o decreto municipal que proíbe a utilização de espaços públicos aos finais de semana, em receio da contaminação da Covid-19. Agradecemos a colaboração da comunidade Caxiense nesse momento difícil de saúde pública", afirmou a fiscalização em um dos locais.
Outros pontos de aglomeração foram o Parque da Lagoa do Rizzo, com cerca de 500 pessoas, as praças dos bairros Jardim América e do Vinhedos, e a lagoa do Jardim Embaixador. Também foram dispersadas pessoas em quatro postos de gasolina nos bairros Villagio Iguatemi, Cruzeiro, São Leopoldo e na Perimetral Norte.
"O tempo bom e quente é um convite ao ar livre, mas o contato com outras pessoas é o problema, mesmo com máscara. Estamos fazendo a nossa parte em alertar a comunidade de que deve evitar os locais públicos e evitar se reunir devido ao contágio do coronavírus", informa o titular da Secretaria de Urbanismo, João Uez .
Segundo o modelo de distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul está em bandeira laranja. Ainda assim, o decreto municipal determina o fechamento de áreas de lazer no final de semana, a utilização de máscaras, proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas, e a limitação da entrada de famílias em estabelecimentos comerciais.
Casos
Segundo a última atualização, publicada pela Secretaria Estadual de Saúde no domingo (11), o município da Serra tem 3.715 casos confirmados de Covid-19 e 57 pacientes morreram devido à doença.