Geral


Comércio reabre e movimento é retomado no Centro de Porto Alegre

Grandes lojas foram as mais buscadas pelo público nesta quarta-feira
12/08/2020 Correio do Povo

Com a reabertura do comércio não essencial, o movimento de pessoas voltou a ser intenso na manhã de quarta-feira no Centro de Porto Alegre. Nem mesmo o tempo nublado e a possibilidade da ocorrência de chuva afastou o público das ruas dos Andradas, Doutor Flores e Voluntários da Pátria e da avenida Borges de Medeiros, que concentram a maioria das grandes lojas. Redes como a C&A, Americanas, Renner, Gaston, Paquetá, Casas Maria, Marisa, Riachuelo, Pernambucanas, Magazine Luiza e lojas Colombo abriram suas portas às 10h.

O ponto positivo é que as pessoas que estavam no Centro Histórico circulavam pela região usando máscara. Além disso, existe um respeito às marcações de distância, que varia entre um e dois metros dentro das lojas. Na rua dos Andradas, uma das mais tradicionais vias de comércio da Capital, um dos problemas segue sendo a presença de ambulantes, no trecho entre as ruas Uruguai e Marechal Floriano, que mesmo com o tempo instável marcaram presença. 

A retomada das atividades faz parte da determinação do decreto da prefeitura publicado na segunda-feira. Os estabelecimentos comerciais vão funcionar até sexta-feira desde que observadas todas as regras de segurança contra a Covid-19. As lojas de rua fecham às 17h e o número de funcionários fica limitado a 25% do total do estabelecimento. Na entrada das lojas, os funcionários observavam o uso da máscara e informavam sobre os locais com álcool em gel. Já a rua Voluntários da Pátria, entre a Praça Parobé, ao lado Mercado Público, segue com uma intensa movimentação de pessoas. Na manhã de quarta-feira, muita gente circulava em direção ao Centro Popular de Compras, o POP Center, localizado  na Voluntários da Pátria. No Largo Glênio Peres, onde são comercializadas frutas e verduras, os ambulantes estavam sem máscara. 

O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, elogiou a reabertura e afirmou que estava muito satisfeito que os estabelecimentos comerciais voltaram a funcionar. "Agora, vamos sentar e conversar para que as lojas permaneçam abertas por tempo indeterminado e, claro, com segurança para clientes, lojistas e funcionários", ressaltou. Conforme Kruse, a ideia dos lojistas é que o funcionamento na próxima semana seja estendido por mais dias pela prefeitura de Porto Alegre. "Adotamos todas as medidas de segurança para a abertura das lojas", destacou. Afirmou ainda que os dias estão difíceis e tristes porque já ocorreu o fechamento de 20% das lojas da Capital e mais de sete mil pessoas perderam seus empregos em função da crise do coronavírus.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, disse que os três dias de abertura são uma conquista e sinaliza que o varejo está preparado para oferecer segurança aos clientes e funcionários. "Queremos voltar a trabalhar com toda a segurança", explicou. Piva informou que as entidades tentam uma reunião para hoje ou sexta-feira com o prefeito Nelson Marchezan Júnior para discutir o alinhamento dos decretos estadual e municipal. A intenção, segundo ele, é sensibilizar as autoridades para que os estabelecimentos comerciais com todas as regras de segurança possam abrir mais do que três dias.            

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS