Trânsito


Prefeitura propõe cobrança de R$ 4,70 para veículos circularem no Centro de Porto Alegre

Projetos de mobilidade urbana serão encaminhados à Câmara de Vereadores
13/08/2020 Correio do Povo

O prefeito Nelson Marchezan Jr. apresentou em live nesta quinta-feira novos projetos de mobilidade urbana para Porto Alegre com o objetivo de reduzir o preço das passagens de ônibus na cidade. A prefeitura mira para 2021 passe livre para todos os trabalhadores formais, passagem estudantil a R$ 1 e passagem para o cidadão em geral de, no máximo, R$ 2. Nas cinco medidas que serão enviadas à Câmara de Vereadores, aquela de maior impacto no preço final é a criação de uma tarifa de congestionamento exclusiva para a circulação de veículos particulares na região central de cidade.

Com valor de R$ 4,70 e cobrança por entrada na área, funcionaria similar a um pedágio. A medida possibilitaria um decréscimo de R$ 1,60 (34%) no preço da passagem dos coletivos. Ela seria cobrada de segunda à sexta-feira, das 7h às 20h, com exceção de veículos de socorro médico, oficiais de órgãos públicos, moradores do Centro. O projeto é inspirado em iniciativas globais, como existentes em Santiago, no Chile, Nova Iorque, Londres e Milão.

Dessa forma, o paço Municipal busca ainda reduzir a poluição na cidade. “Várias outras cidades do mundo já adotam essa estratégia para poder incentivar o uso do transporte coletivo e financiar a tarifa para aqueles que usam um transporte menos poluente e mais democrático que o individual”, defendeu o Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello.

A prefeitura também projeta o uso de receitas extra tarifárias para reduzir a tarifa do transporte coletivo. Por exemplo, verbas de publicidade, rendimentos da compra do passe antecipado ou o dinheiro arrecadado de estacionamentos públicos como a Área Azul. Outra medida é a alteração no processo de emissão do cartão escolar, com retirada da obrigatoriedade de intermediação de Grêmios Estudantis e Centros Acadêmicos.

Nos quarto e quinto projetos, o Executivo busca uma revisão da lei que cria o sistema de transporte de Porto Alegre e da legislação dos ônibus, flexibilizando-as para poder “facilitar a resposta do poder público aos avanços tecnológicos e às novas propostas de mobilidade urbana”. “Fazemos uma adequação à Legislação Federal e também possibilitamos a criação de outras fontes de custeio para reduzir a tarifa”, afirmou Tortoriello.

“O objetivo deste trabalho é aumenta a confiabilidade desse sistema, com informações em tempo real e transparência, aumentar a sua eficiência e capacidade operacional através de corredores exclusivos. Por último, aumentar a acessibilidade ao cidadão, reduzindo o seu custo e criando o transporte público mais atrativo”, resumiu o secretário.

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