Geral


Ônibus circulam com passageiros sentados e em pé em Porto Alegre

Coletivos respeitam capacidade determinada por decreto
14/08/2020 Correio do Povo

Os ônibus em Porto Alegre seguem circulando com passageiros sentados e em pé, conforme o decreto municipal 20.683. O transporte coletivo de passageiros deve ser realizado apenas com o uso de máscara, pelos operadores e usuários. Além disso, é necessário observar, a capacidade de passageiros sentados, a lotação máxima de passageiros em pé, limitados a dez nos ônibus comuns e a 15 nos ônibus articulados, sendo vedado o embarque nos veículos que atingirem esse limite.

Na manhã desta sexta-feira, nos terminais da avenida Salgado Filho, da rua Uruguai e da Praça Parobé, ao lado do Mercado Público, os usuários que embarcavam nos coletivos tomavam alguns cuidados como o uso do álcool em gel que foi disponibilizado nos veículos e distanciamento nas paradas. Nos três terminais, todos os passageiros estavam de máscara. No terminal da Praça Parobé, as pessoas que embarcavam nos coletivos também tomam alguns cuidados. A técnica em contabilidade Mariana Soares, residente no bairro Santana, disse que sempre carrega na bolsa dois frascos de álcool em gel e máscaras. Ela percebeu que os passageiros estão abrindo as janelas para melhorar a circulação de ar nos ônibus. 

Já a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) informou que, desde o início da pandemia da Covid-19, as empresas passaram a adotar medidas mais rigorosas de higienização. Inclusive, foram colocadas equipes para fazer a limpeza interna nos ônibus durante o intervalo das viagens. Os coletivos, ainda segundo a associação, circulam com as janelas abertas e com um número máximo de 10 passageiros em pé, conforme decreto municipal. Além do uso da máscara, os passageiros estão sendo orientados a manter distância nos locais de embarque e aconselhados a optar pelo pagamento com o Cartão Tri, por este ser de uso pessoal, diferentemente do dinheiro, que passa por diversas mãos, aumentando a chance de contágio. Quanto ao uso de máscara, não há problemas, porque os passageiros estão cumprindo a regra.

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, em março, já foram realizadas em Porto Alegre 27.774 fiscalizações em ônibus municipais, intermunicipais, garagens e terminais. As operações diárias, feitas por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) verificam o cumprimento das medidas de higienização e prevenção ao coronavírus estabelecidas pelo município. Entre elas, estão a tabela horária de serviço dos coletivos, capacidade máxima de passageiros, obrigatoriedade de uso de máscaras por usuários e pela tripulação, circulação com janelas abertas e disponibilização de álcool em gel. 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS