Governador do RS confirma que pagamento do 13º salário ocorrerá por meio de empréstimo
Leite anuncia que funcionários públicos terão que fazer empréstimos para receber o 13º
O governador Eduardo Leite confirmou, nesta segunda-feira (11), em Brasília, que os servidores estaduais terão de fazer empréstimo no Banrisul para receber o 13º salário. O Piratini ficará responsável pelos encargos.
Cumprindo uma série de compromissos na capital federal, Leite garantiu que encaminhará à Assembleia Legislativa até quarta-feira (13) o projeto de lei que estipula o parcelamento do 13º salário dos servidores estaduais. O texto prevê a possibilidade de empréstimo no Banrisul, no valor correspondente à gratificação de Natal.
"Estamos buscando a garantia de pagamento do 13º integral aos servidores através do empréstimo bancário com os juros sendo pagos pelo Estado", diz.
Quem não quiser efetuar a transação bancária em dezembro, receberá o valor correspondente ao 13º de forma parcelada ao longo dos 12 meses seguintes. Esta é a quinta vez que o Estado parcela a gratificação natalina.
"O Estado fará o pagamento parcelado ao longo do próximo ano, mas os servidores têm a possibilidade de fazer a antecipação do pagamento em dezembro", explicou Leite.
A proposta será enviada junto com o pacote de cinco projetos que alteram a Previdência e carreiras do funcionalismo gaúcho denominado Reforma Estrutural do Estado.