Economia


Com nova alta do PIB, veja a que patamar a economia brasileira voltou

Antes da recessão mais longa da história do país, o auge ocorreu no início de 2014
03/12/2019 GaúchaZH

Estamos comemorando o crescimento de 0,6% do PIB brasileiro no terceiro trimestre, mas a pergunta que mais fazem para a coluna hoje é: isso representa a retomada da economia? Sinaliza, mas não é suficiente para apagar a recessão, ou seja, voltar ao nível pré-crise. Importante lembrar que o avanço divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (2) é uma variação e estamos ainda nos recuperando da recessão mais longa já registrada na história do Brasil. 

Então, a que patamar voltamos com esse crescimento? Retornamos ao nível que a economia brasileira tinha no segundo trimestre de 2015, calcula o economista João Fernandes, da Quantitas, gestora de fundos de Porto Alegre. Naquela época, o Brasil já estava em recessão, que teve início um ano antes, no segundo trimestre de 2014, e se estendeu até o final de 2016. 

— Significa que o que foi produzido de bens e serviços foi no mesmo volume daquele período, em termos reais, ajustado pela inflação — explica Fernandes, lembrando que o PIB trimestral atingiu agora R$ 1,842 trilhão. Ainda é 3,6% abaixo do auge, atingido no início de 2014.

Apesar disso, o segundo trimestre consecutivo de crescimento tem sim de ser comemorado. Até mesmo porque o investimento privado teve avanço, a construção finalmente mostrou reação e temos fatores que projetam um bom final de ano, como a liberação do FGTS e até mesmo dados positivos da Black Friday. 

— Para o PIB voltar para as máximas, é inevitavelmente algo gradual. O lado bom da história é que na margem a economia está ganhando tração. E a perspectiva é que continue, ou seja, o PIB vai continuar crescendo trimestre a trimestre, cada vez voltando para patamares mais altos até superar o período pré-crise — acrescenta o economista João Fernandes.

De qualquer forma, não dá para a economia emperrar. É preciso que o ritmo de crescimento seja, inclusive, acelerado para que a trajetória de expansão seja retomada com fôlego. 

— Isso não se circunscreve apenas a produzir, investir e consumir. Vem acompanhado de elementos como criação de empregos, desenvolvimento, aumento do volume de recursos públicos disponíveis, entre outros aspectos. 

Veja o gráfico feito pelo economista João Fernandes:


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS