Entretenimento


"BBB": reality chega à 20ª temporada com fôlego de estreante e promessa de uma edição histórica

Fenômeno no Brasil, formato do programa foi perdendo força em outros países desde sua criação, em 1999
10/01/2020 GaúchaZH

Dezoito anos, 19 temporadas, mais de 1,5 mil episódios. Reality mais longo da história da televisão aberta brasileira, o Big Brother Brasil chega à sua edição de número 20 com fôlego de estreante. Ao longo dos anos, o programa ganhou vida própria: possui um vocabulário ("brothers", "sisters", "dia de paredão", "dia de eliminação"), já foi palco de revelação de artistas e políticos e transbordou para as redes sociais.

Mesmo após tanto tempo no ar, o que faz o público ainda parar em frente à TV para dar "aquela espiadinha"? A cultura de consumo do entretenimento e o retrato dos brasileiros podem ser os motivos. Ao colocar pessoas com vivências e comportamentos diferentes dentro de uma casa, o BBB projeta a realidade nas telinhas.

— O Big Brother traz pessoas que, dentro do universo do programa, são obrigadas a conviver com pessoas de outras naturezas, construindo diálogos, pontes ou sisões. Acho que a maior riqueza do BBB não é necessariamente a pessoa que está ali, é tudo que carrega com ela e que ela faz suscitar — defende Arthur Guedes, mestre e doutorando em comunicação e sociabilidade contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Guedes, que estuda o fenômeno dos reality shows e programas de TV no meio acadêmico, afirma que o conflito é a chave do BBB. Nas últimas edições, houve uma necessidade de trazer pessoas que representassem coisas para além delas mesmas. Diferentes ideias geram situações divergentes dentro da casa. Do lado de fora, são comentadas e reverberadas.

— A edição de 2020 está fazendo uma autorreferência ao programa. Nos teasers e vídeos divulgados, eles mostram as brigas que foram históricas, icônicas, e que construíram esse universo em torno do programa. Eu acho que eles estão olhando para os formatos de reality shows que estão fazendo muito sucesso, como o RuPaul's Drag Race, que trabalham muito com esse universo autorreferente, de trazer pessoas e situações que fizeram o programa ficar conhecido — analisa.

Na internet, o reality é um fenômeno. Há anos, a palavra Big Brother Brasil aparece como a mais procurada no Google. O BBB 19 foi o programa de TV mais pesquisado na plataforma em 2019, ficando atrás de outros realitys e também de novelas da Globo que fizeram sucesso no ano passado, como A Dona do Pedaço. E, diferentemente de uma novela, o BBB só dura três meses.

No Exterior, menos popularidade

O formato original do Big Brother se alastrou pelo mundo após sua criação em 1999, na Holanda. Mais de 70 países já tiveram edições do reality. Porém, no exterior, o programa foi perdendo seu poder de atração e, na maioria dos casos, não passou de dez temporadas. 

Atualmente, apenas o Big Brother dos Estados Unidos, no canal CBS, possui o recorde de edições: 21. Em seguida, vem o Brasil, com 20. Na Itália, o chamado Grande Fratello ainda permanece no ar, após 16 edições. E neste ano, o programa será retomado na Alemanha, após ser exibido durante o boom de Big Brother's, em 2000. 

A partir da ideia original do “grande irmão que tudo vê”, inspirada no livro 1984, de George Orwell, diversas variações do Big Brother foram inventadas. A mais comum entre os países foram edições chamadas de VIP, com celebridades e famosos. 

A reinvenção

Desde 2014, o BBB sentiu o poder das redes sociais e começou a dar mais espaço aos internautas. Além das votações de paredões pelo site do Gshow, escolha de participantes que entrarão na casa e outros modos de interações, muito do que é comentado na internet repercute na popularidade dos participantes. Na edição passada, polêmicas dentro da casa que bombaram nas redes chamaram a atenção do programa e de autoridades como Polícia e Justiça.

— Tudo muda lá dentro, é imprevisível. E é pela ação das pessoas, por essa imprevisibilidade, que o BBB ainda prende as pessoas. O BBB continuará sendo feito muito pela maneira de como as pessoas continuam consumindo televisão para além da televisão, principalmente nas plataformas digitais — conclui Guedes.

O que se sabe sobre o BBB 20

  • Estreia no dia 21 de janeiro, na Globo;
  • Elenco contará com inscritos que vencerem a seleção realizada pelo programa e também com convidados especiais;
  • Os participantes terão novas formas de escapar do paredão;
  • O líder terá mais poderes;
  • A edição 20 fará uma mistura dos melhores momentos de todas as edições dentro da casa;
  • Programa segue comandado por Tiago Leifert.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS