Culinária


Cerveja no inverno: escolha as melhores e aproveite

Mesmo com a chegada dos dias mais frios é possível degustar uma boa cerveja
26/06/2020 Correio do Povo

Cerveja no inverno pode? Pode! Muitas pessoas abandonam a bebida nas estações frias - um erro, afinal, existem cervejas próprias para esta época do ano. É só saber fazer a escolha certa. Para isso, chamamos alguns especialistas no assunto para te ajudar a apreciar o melhor da estação. Confere:

A sommelier e mestre em estilos de cervejas, Rafaela De Conti, dá a dica: o segredo está no teor alcoólico da bebida. “Cervejas com a graduação alcoólica mais alta propiciam um aquecimento e a temperatura de consumo delas geralmente é mais alta. O corpo da cerveja é outro ótimo indicativo, as mais densas e cremosas trazem aquele aconchego para os dias frios”, indica. 

O inverno muitas vezes é associado à cervejas pretas. Porém, conforme explica o beer sommelier Rodrigo Ferraro, da Irmãos Ferraro Microcervejaria, as cores das cervejas são obtidas através de misturas de maltes torrados e caramelados, juntamente com maltes claros. “Sabendo disso, constatamos que não é por ser escura que uma cerveja é mais alcoólica, ou mais ‘forte’. A graduação alcoólica das cervejas e seu corpo são desencadeados através da fermentação dos açúcares residuais de mosturação, formando assim álcool e co2 (que é o gás dessa bebida), e depende da quantidade de insumos (maltes, adjuntos, etc.) que são inseridos durante sua produção”, esclarece.

Rótulos e estilos diferentes de cerveja para agradar a todos

Agora é a hora de pegar papel e caneta, pois pedimos para os especialistas nos indicarem rótulos e estilos de cervejas para o inverno. Confere:

Dicas da Rafaela de Conti:

Paulaner Doppelbock: uma cerveja da escola alemã potente e saborosa. Ela combina com os dias frios e harmoniza com carnes assadas.

Los Cuervos - Cervejaria Guarnieri: uma cerveja do estilo Oatmeal Stout. Ela é aveludada, com aromas e sabores intensos que remetem chocolate amargo e café e foi eleita a melhor cerveja do estilo no campeonato brasileiro de cervejas de 2020.

Ela ainda indica mais dois rótulos fáceis de encontrar nos supermercados:  Porter da Cervejaria Heilige e a Barleywine da Cervejaria Matarelo.

Dicas do Rodrigo Ferraro:

Leopoldina Belgian Tripel: refermentada em garrafa com leveduras tradicionalmente usadas em espumantes. Cerveja com notas frutadas, envoltas por delicadas nuances de frutas secas e especiarias.

Imperial Stout - Ferrariana Imperial Stout Irmãos Ferraro 2019: aroma de café e baunilha, com sabor predominantemente adocicado e teor alcoólico de 14%. 

Belgian Dark Strong Ale - Baldhead Dark Strong: uma cerveja complexa, com aroma frutado, encorpada, de coloração escura e amargor médio. 

Porter Pepper Staunen Bier: aroma torrado e notas de chocolate moderadamente pronunciadas. Cerveja com corpo intenso e médio amargor.

My Growler comemora 4 anos com pocket show

Ainda sobre dicas boas: cerveja e música é sempre uma boa combinação, certo? A My Growler decidiu juntar as duas coisas na comemoração dos seus 4 anos. No próximo domingo, dia 28, a marca gaúcha realiza um um pocket show em seu instagram com a banda Blues da Casa Torta. O evento virtual acontece a partir das 17h e vem acompanhado de preços promocionais das cervejas. Não dá pra perder, hein?!

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arwolceAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS